sábado, 13 de agosto de 2011

13/08/2011-09h28

Nasa acha 'receita de DNA' em meteoritos

RAFAEL GARCIA
DE WASHINGTON

Um estudo sobre a origem dos componentes básicos do DNA e do RNA, as moléculas que são a base genética dos seres vivos, revelou que eles podem ter chegado à Terra dentro de rochas espaciais.
A descoberta, anunciada nesta semana pela Nasa e pela Instituição Carnegie de Washington, foi a conclusão de uma pesquisa que analisou 12 meteoritos encontrados na Antártida e na Austrália.
Dentro deles foram encontrados sete tipos diferentes de bases nitrogenadas, blocos moleculares do mesmo tipo daqueles que formam o DNA.
Duas dessas substâncias são idênticas àquelas encontradas no maquinário genético de seres vivos, a adenina e a guanina (o A e o G das letras que representam a sequência do DNA). Foram as outras cinco moléculas achadas, porém, que despertaram o interesse dos cientistas.
Encontrar adenina e guanina em meteoritos não é tão difícil. Mas ainda não existia prova de que vêm mesmo de carona nessas rochas que caem do espaço.
Como a vida terrestre hoje sintetiza bases nitrogenadas em abundância, é possível que nosso planeta tenha "contaminado" os meteoritos assim que tocaram o chão.
As outras cinco moléculas encontradas pela nova pesquisa, porém, são de tipos "raros", que não existem dentro de seres vivos, e estavam em concentração relativamente grande.
"Isso nos deu confiança de que estávamos olhando para o produto de uma reação química ocorrida na formação dos meteoritos, e não para o resultado de contaminação terrestre", disse à Folha o geoquímico Michael Callahan, do Centro Goddard de Voos Espaciais da Nasa, na periferia de Washington, onde as análises foram feitas.
DESCRIÇÃO INÉDITA
"Eu procurei na literatura científica a ocorrência dessas moléculas em minerais terrestres comuns, e elas não apareceram", conta Callahan.
"Uma das moléculas, uma diaminopurina, é capaz de inibir a transcrição [transmissão de informação] do DNA. Se você interrompe a transcrição, você barra a produção de proteínas e impede a ocorrência de vida.
Então, seria contraintuitivo achar essa moléculas numa estrutura biológica", completa.
Para reforçar a conclusão, os cientistas compararam os meteoritos com amostras de solo onde eles foram coletados. As bases nitrogenadas do tipo "extraterrestre" não estavam presentes.
Ao misturar hidrogênio com cianetos, moléculas com carbono e nitrogênio na ponta, Callahan e sua equipe conseguiram produzir, em laboratório, exatamente o mesmo conjunto de moléculas encontrado no asteroide.
Como formas de cianeto são relativamente abundantes no espaço, os cientistas acreditam ter encontrado o primeiro passo da receita para produzir DNA e RNA numa época em que a vida ainda estava por surgir na Terra.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/959212-nasa-acha-receita-de-dna-em-meteoritos.shtml

Estamos perto de descobrir a pluralidade dos mundos. Não existe vida só na Terra.

Pai

Fábio Jr.

Composição: Fábio Jr.

Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...

Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...

Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...

Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...

Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...

Pai!
Me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...

Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...

Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...
Boa noite, paz e luz!
Hoje você tem uma vida e pode até achá-la ruim, chata, mas se você pensar bem, ela não é ruim. Saiba que basta um acontecimento na sua vida e tudo isso pode mudar e para pior. Eu sinto falta do passado, do que eu tinha. Era uma vida mais alegre e sinto saudade... Tem dias que dá uma dor no peito insuportável, mas nunca mais irei recuperar o que perdi. A vida é assim mesmo. Amanhã será Dia dos Pais e o meu pai se foi, era um grande amigo. Acho que deveríamos dar mais valor ao que temos no momento. Um outro acontecimento que pode tirar a vida que você tem é a saúde. É muito triste você ter que mudar sua vida por um problema de saúde. Isso vem acontecendo com uma pessoa que amo muito. Não é fácil lidar com isso. Só quem passa, sabe do que eu estou falando.
Eu não vivo do passado como algumas pessoas que lêem este texto pode achar. Mas não tem como evitar a saudade do que já vivi intensamente. Há dois anos atrás minha vida era diferente e muito boa. Hoje não posso reclamar do que tenho, seria injusto, mas tem dias que é difícil não sentir saudade... Meu pai era meu porto seguro, um amigo mesmo.

Só tenho boas recordações da presença dele na minha vida. Tenho certeza que vou reencontrá-lo um dia. Sinto isso... "Os laços de família são eternos, para toda  uma vida". Esta frase é do meu pai em uma mensagem mediúnica que recebemos.  Isso nos conforta, pois sabemos que haverá o reencontro. Peço a todos que procurem valorizar as pessoas ao seu redor e a sua vida, pois nunca sabemos quando tudo pode mudar.... Não adiem arriscar a felicidade e não programem tanto o futuro. O futuro é agora...


beijos, um domingo de amor e saúde! Felicidade a todos os pais e filhos! Aproveitem os momentos ao lado dos seus pais, demonstrem o que sentem!